Pular para o conteúdo principal

Estava lendo um livro de um italiano que falava da liberdade ...


e-mail: 18.01.2008


Marina,

Estava lendo um livro de um italiano que falava da liberdade e comparava os Napolitanos com os Ingleses - em Napoles todos querem saber da vida do outro e buscam um convivencia mais proximas - em Londres busca-se o individualismo - as pessoas nao se interessam pelo que o outro esta fazendo.

Chegava a comparar as residencias dos Napolitanos com os Ingleses - a dos primeiros eram cheias de janelas e portas para que todo mundo pudesse ver os vizinhos e ter contato com eles - em Napoles em alguns lugares eles penduram as Roupas para secar nas sacadas em frente das casas - o vizinho consegue saber a cor da calcinha da vizinha e por ai vai....

A casa dos Ingleses seria com apenas uma porta de entrada para uma sala de espera - as pessoas de fora nao teriam acesso visual para o interior da casa.

Em Londres, a capital do individualismo, se alguem cair na Rua passando mal ninguem iria atende-lo - no maximo criariam um sistema de atendimento a pessoa que passasse mal na rua - para recolhe-la e manda-la para um hospital. Em Napolis todos correriam para ver o que aconteceu e matariam a pessoa afogada com toda a agua do mundo para socorre-la.

Um pouco disso acontece por aqui as pessoas nao estao nem ai para o que voce esta fazendo ou para o que voce 'e. Voce trabalha e volta para a casa e nao existe esta preocupacao se vao falar bem ou mal.

Isso genericamente falando.

No Bairro onde estou existe uma Comunidade Negra ( Africanos que vieram pos 2ª Guerra para reconstruir o pais) e existe uma populacao de Arabes ( Musculmanos) que convivem - nao se bem ou mal - mas convivem sem se falar em atritos. A preocupacao maior no Bairro 'e com a violencia e pequenos roubos - morreram pelo menos 6 jovens ( abaixo dos 17 anos) em brigas de guangues e em pequenos roubos - isso para Londrina nao seria nada - pois morrem as vezes isso numa semana - mas aqui existe um preocupacao da Comunidade.

Voce gosta de Napolis ou de Londres ???

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Republica Socialista do Brasil só existe um Partido

  Na Republica Socialista do Brasil só existe um Partido. A hegemonia da esquerda no Brasil é tão grande que o eleitor acredita acredita no mito de que todos os políticos são iguais e que não existe esquerda e direita. É tudo igual que não faz diferença votar em um comunista e votar em um cristão.

O LINK FOI QUEBRADO ?

  Durante a pandemia houve uma sequência de manifestações em Brasillia. Algumas com a presença de Bolsonaro. E a partir de junho houve um distanciamento do Presidente da República do grupo de apoiadores que formavam uma base conservadora que esteve com ele desde antes da campanha política. Dizem que o Bolsonaro procura manter um ambiente de paz no seu Governo e por isso afasta-se de assuntos polemicos. Contudo, ao quebrar o link com os conservadores que o apoiaram abre espaço para uma divisão de votos em 2022. Basta existir candidatos conservadores na próximas eleições que haverá um distanciamento de Bolsonaro ? O sistema partidário no Brasil continua dominado pela esquerda e não existe nenhuma figura conservadora que possa chamar a atenção dos eleitores. O futuro continua limitado de opções políticas.

ORDEM E PROGRESSO E POSITIVISMO E RELATIVISMO

O filosofo do positivismo aponta a característica de sua filosfia e o seu inimigo na Cristandade.  " Em carta ao Dr. Audiffrent sustentava Comte que o Positivismo, à vista de seu caráter SEMPRE RELATIVO e de sua tendência essencialmente ALTRUÍSTA,  poderia inspirar ENTUSIASMO, jamais, porém, FANATISMO,  que seria peculiar ao agoísmo e absolutismo da teologia, onde o devotamento e a veneração se mesclam ao orgulho e vaidade inerentes às crenças indemonstráveis"  AUGUSTO COMTE: Lettres à Divers, t, I, première partie, pg.297, Paris, Fonds Typographique de L'Exécution Testamentaire d'Auguste Comte, 1902. Essa filosofia foi implantada na terra de Santa Cruz e influencia até hoje a vida de todos os brasileiros.