Pular para o conteúdo principal

Rio Tâmisa






Rio Tâmisa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rio Tâmisa

Comprimento346 km
Nascenteperto da aldeia de Kemble
Fozmar do Norte
País(es) Reino Unido

O rio Tâmisa ou Tamisa, (em inglês: River Thames) é um rio do sul de Inglaterra, que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte. Com um comprimento de 346 km, nasce perto da aldeia de Kemble na região de Cotswolds e atravessa Oxford,Wallingford, Reading, Henley-on-Thames, Marlow, Maidenhead, Eton, Windsor e Londres.

[editar]A poluição do Rio Tâmisa

Dos tempos do 'Grande Fedor' – como o Tâmisa ficou conhecido em 1858, quando as sessões do Parlamento foram suspensas por causa do mau cheiro – até hoje, foram quase 150 anos de investimento na despoluição das águas do rio que cruza a cidade de Londres. Bilhões de libras mais tarde, remadores, velejadores e até pescadores voltaram a usar o Tâmisa, que hoje conta com 121 espécies de peixes. Se a poluição começou ainda nos idos de 1610, quando a água do rio deixou de ser considerada potável, a despoluição só foi começar a partir de meados do século XIX, na época em que o rio conquistou a infame alcunha com o seu mau cheiro. A decisão de construir um sistema de captação de esgotos também deve muito às epidemias de cólera das décadas de 1850 e 1860.

Tower Bridge sobre o Tâmisa, em Londres.

A infra-estrutura construída então continua até hoje como a espinha dorsal da rede atual, apesar das várias melhorias ao longo dos anos. Na época, os engenheiros criaram um sistema que simplesmente captava os dejetos produzidos na região metropolitana deLondres e os despejava no Tâmisa outra vez, quilômetros abaixo. Na época, a solução funcionou perfeitamente, e o rio voltou a se recuperar por alguns anos. No entanto, com o crescimento da população, a mancha de esgoto foi subindo o Tâmisa e, por volta de 1950, o rio estava, mais uma vez, biologicamente morto. Foi então que as primeiras estações de tratamento de esgoto da cidade foram construídas.

Vinte anos depois, em meados da década de 1970, o primeiro salmão – um peixe reconhecidamente sensível à poluição – em décadas foi detectado no Tâmisa. Hoje, encontrar salmões no rio não causa mais nenhum espanto, mas ainda assim, a Thames Water, a empresa de saneamento de Londres, continua investindo somas avultadas no sistema de esgoto.

[editar]Pontes

O rio tâmisa atravessa diversas áreas urbanas do Reino Unido e é atravessado por cerca de 214 pontes, 20 túneis, 6 linhas férreas e um vau.

[editar]Londres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Catolica em Whitechapel

Igreja Catolica em Whitechapel  http://www.ccblondres.com/ http://www.rcdow.org.uk/underwoodroad/ Nos vitrais internos da Igreja existe a imagem da S anta Margarita de Alacoque que originou a devocao ao Sagrado Coracao de Jesus. O Sagrado Coracao de Jesus e o padroeiro de Londrina * ( * nao 'e a palavra certa por que nao estamos falando de um Santo pois se comemora a dovacao ao Sagrado Coracao de Jesus).  http://www.corazones.org/santos/margarita_maria_alacoque.htm http://www.devocionario.com/jesucristo/corazon_1.html ................................. Na Regiao proxima a Whitechapel existem mais de mais 167 predios religiosos catalogados. http://www.buildingexploratory.org.uk/projects/#religionplace http://www.buildingexploratory.org.uk/gallery/?gal=3

FLORES EM LONDRES

Em Pubs, Hoteis, Casas e Postes la estao elas embelezando e tornando mais bonita a cidade. Nos Parques os Turistas se encantam com elas e levam fotos delas. - Quem bom seria ver essa beleza reproduzida em Londrina - a cidade gasta milhoes com propaganda e nao tem dinheiro para se embelezar e fazer da beleza das flores um atracao turistica. - Quantos empregos seriam criados com flores ? - Elas estao ali mas existem pessoas pra cuidar delas.

ESTOU NA ZONA 3

e-mail- 11.12.2007 Estou num bairro afastado do Centro de Londres ( Zona 3) - a Zona 1 e o Centro - onde ficam a maioria das atracoes turisticas em Londres. Pela cidade e pelo bairro existe muita coisa sendo construida para as Olimpiadas de 2012 em Londres - estou ao lado do futuro complexo olimpico da Natacao e do Estadio Olimpico - que estao sendo construindos aqui para revitalizar o Bairro - que tem muitos cais e armazens desativados alem de uma populacao mais carente. Canning Town e um bairro de maioria negra - dizem que os Africanos chegaram aqui depois do fim da Segunda Guerra para reconstruir o pais. Por onde voce anda existem pessoas falando outras linguas - o ingles e a lingua formal que ajuda as pessoas a se comunicar entre si... De metro levo uns 45 minutos ate o Centro e com ele pode se ir a qualquer lugar da cidade - o Onibus e mais complicado andar pois nao conheco bem as rotas e lugares - voce nao tem referencia das coisas - no inicio e muito parecido as casas e ruas - p...