Pular para o conteúdo principal

A Parábola dos trabalhadores da última hora


Um homem possuia uma grande Vinha. Um dia,  saiu de casa bem cedo para procurar novos trabalhadores para seu vinhedo. Chegando à praça da cidade, perto da sua casa, encontrou alguns homens sem emprego. Combinou com eles o salário daquele tempo, que era um denário por dia. Os operários satisfeitos, aceitaram imediatamente o convite e, por ordem do proprietário, seguiram para o trabalho na vinha.

As nove horas da manhã, o vinhateiro voltou à praça, onde havia sempre, pessoas que procuravam serviço. Encontrou mais alguns homens desempregados e disse-lhes : – Ide também trabalhar na minha vinha. Eu vos pagarei o que for justo. E os trabalhadores seguiram para o campo e começaram sua tarefa. Ao meio dia, e depois às três horas da tarde, o vinhateiro voltou à mesma  praça e fez o mesmo, contratando novos trabalhadores.
As cinco horas da tarde, pela última vez nesse dia, esteve no mesmo local, onde encontrou igualmente alguns homens sem serviço. – Perguntou-lhes então:  – Por que estais aqui, o dia inteiro, desocupados? E os homens responderam:
_ Senhor, aqui estamos porque ninguém contratou nossos serviços até agora.
Responeu o vinhateiro:
- Ide também vós trabalhar na minha vinha. Ao anoitecer o senhor da vinha chamou o administrador e disse-lhe que fizesse o pagamento do salário aos trabalhadores. Os operários recebiam por cada dia trabahado , era chamado jornal e eles eram  chamados também de jornaleiros. Começa a pagar pelos últimos, ordenou o vinhateiro.
Foram chamados os que começaram cinco horas e só trabalharam uma hora e receberam um denário. E assim os outros que começaram as três horas da tarde e ao meio dia. Todos receberam um denário.  Por fim chegaram os que começaram bem cedo, pensaram que iriam receber mais, pois viram que os trabalhadores da última hora receberam um denário. O administrador pagou, igualmente aos primeiros, um denário.
Então eles começaram a reclamar contra o senhor da vinha, alegando, que os últimos,  trabalharam menos e eles aguentaram o peso do dia e o calor sufocante,  mereciam mais. O proprietário disse ao que mais reclamava:
- Meu amigo não te faço injustiça não combinaste comigo o jornal  de um denário? Recebe pois o que te pertence. Eu quero dar aos últimos tanto quanto dei a ti, Não achas que tenho o direito  de fazer o que me agrada, daquilo que me perence?
Porque sentes ciúme e inveja? Não tenho por acaso o direito de ser bondoso?
Jesus termina a parábola dizendo: ¨Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. ¨
De inicio parece que os operários queixosos tinham razão de reclamar, pois eles trabalharam mais tempo, e os últimos apenas uma hora de serviço. Esse é o raciocinio humano, só ver o lado exterior das coisas. Mas eles não tinham o direito de reclamar pois receberam o combinado. E os homens continuaram na praça esperando para trabalhar, não estavam ociosos, apenas não foram chamados, e ali esperavam.
Mas não houve nenhuma injustiça por parte do vinhateiro,  Além disso  ele viu o serviço, feito pelos trabalhadores da última hora, foi feito com mais qualidade. A nossa recompensa no reino de Deus não será dada a quem trabalhou mais.  Deus nos julgará pela qualidade do serviço que praticarmos aqui na terra, pela sinceridade dos nossos atos. Exemplo: Não será mais importante quem der uma  grande quantia para a caridade , E sim pela dedicação, pelo amor que dedicarmos ao próximo. 


Muita Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Catolica em Whitechapel

Igreja Catolica em Whitechapel  http://www.ccblondres.com/ http://www.rcdow.org.uk/underwoodroad/ Nos vitrais internos da Igreja existe a imagem da S anta Margarita de Alacoque que originou a devocao ao Sagrado Coracao de Jesus. O Sagrado Coracao de Jesus e o padroeiro de Londrina * ( * nao 'e a palavra certa por que nao estamos falando de um Santo pois se comemora a dovacao ao Sagrado Coracao de Jesus).  http://www.corazones.org/santos/margarita_maria_alacoque.htm http://www.devocionario.com/jesucristo/corazon_1.html ................................. Na Regiao proxima a Whitechapel existem mais de mais 167 predios religiosos catalogados. http://www.buildingexploratory.org.uk/projects/#religionplace http://www.buildingexploratory.org.uk/gallery/?gal=3

FLORES EM LONDRES

Em Pubs, Hoteis, Casas e Postes la estao elas embelezando e tornando mais bonita a cidade. Nos Parques os Turistas se encantam com elas e levam fotos delas. - Quem bom seria ver essa beleza reproduzida em Londrina - a cidade gasta milhoes com propaganda e nao tem dinheiro para se embelezar e fazer da beleza das flores um atracao turistica. - Quantos empregos seriam criados com flores ? - Elas estao ali mas existem pessoas pra cuidar delas.

ESTOU NA ZONA 3

e-mail- 11.12.2007 Estou num bairro afastado do Centro de Londres ( Zona 3) - a Zona 1 e o Centro - onde ficam a maioria das atracoes turisticas em Londres. Pela cidade e pelo bairro existe muita coisa sendo construida para as Olimpiadas de 2012 em Londres - estou ao lado do futuro complexo olimpico da Natacao e do Estadio Olimpico - que estao sendo construindos aqui para revitalizar o Bairro - que tem muitos cais e armazens desativados alem de uma populacao mais carente. Canning Town e um bairro de maioria negra - dizem que os Africanos chegaram aqui depois do fim da Segunda Guerra para reconstruir o pais. Por onde voce anda existem pessoas falando outras linguas - o ingles e a lingua formal que ajuda as pessoas a se comunicar entre si... De metro levo uns 45 minutos ate o Centro e com ele pode se ir a qualquer lugar da cidade - o Onibus e mais complicado andar pois nao conheco bem as rotas e lugares - voce nao tem referencia das coisas - no inicio e muito parecido as casas e ruas - p...