Pular para o conteúdo principal

A Parábola dos trabalhadores da última hora


Um homem possuia uma grande Vinha. Um dia,  saiu de casa bem cedo para procurar novos trabalhadores para seu vinhedo. Chegando à praça da cidade, perto da sua casa, encontrou alguns homens sem emprego. Combinou com eles o salário daquele tempo, que era um denário por dia. Os operários satisfeitos, aceitaram imediatamente o convite e, por ordem do proprietário, seguiram para o trabalho na vinha.

As nove horas da manhã, o vinhateiro voltou à praça, onde havia sempre, pessoas que procuravam serviço. Encontrou mais alguns homens desempregados e disse-lhes : – Ide também trabalhar na minha vinha. Eu vos pagarei o que for justo. E os trabalhadores seguiram para o campo e começaram sua tarefa. Ao meio dia, e depois às três horas da tarde, o vinhateiro voltou à mesma  praça e fez o mesmo, contratando novos trabalhadores.
As cinco horas da tarde, pela última vez nesse dia, esteve no mesmo local, onde encontrou igualmente alguns homens sem serviço. – Perguntou-lhes então:  – Por que estais aqui, o dia inteiro, desocupados? E os homens responderam:
_ Senhor, aqui estamos porque ninguém contratou nossos serviços até agora.
Responeu o vinhateiro:
- Ide também vós trabalhar na minha vinha. Ao anoitecer o senhor da vinha chamou o administrador e disse-lhe que fizesse o pagamento do salário aos trabalhadores. Os operários recebiam por cada dia trabahado , era chamado jornal e eles eram  chamados também de jornaleiros. Começa a pagar pelos últimos, ordenou o vinhateiro.
Foram chamados os que começaram cinco horas e só trabalharam uma hora e receberam um denário. E assim os outros que começaram as três horas da tarde e ao meio dia. Todos receberam um denário.  Por fim chegaram os que começaram bem cedo, pensaram que iriam receber mais, pois viram que os trabalhadores da última hora receberam um denário. O administrador pagou, igualmente aos primeiros, um denário.
Então eles começaram a reclamar contra o senhor da vinha, alegando, que os últimos,  trabalharam menos e eles aguentaram o peso do dia e o calor sufocante,  mereciam mais. O proprietário disse ao que mais reclamava:
- Meu amigo não te faço injustiça não combinaste comigo o jornal  de um denário? Recebe pois o que te pertence. Eu quero dar aos últimos tanto quanto dei a ti, Não achas que tenho o direito  de fazer o que me agrada, daquilo que me perence?
Porque sentes ciúme e inveja? Não tenho por acaso o direito de ser bondoso?
Jesus termina a parábola dizendo: ¨Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. ¨
De inicio parece que os operários queixosos tinham razão de reclamar, pois eles trabalharam mais tempo, e os últimos apenas uma hora de serviço. Esse é o raciocinio humano, só ver o lado exterior das coisas. Mas eles não tinham o direito de reclamar pois receberam o combinado. E os homens continuaram na praça esperando para trabalhar, não estavam ociosos, apenas não foram chamados, e ali esperavam.
Mas não houve nenhuma injustiça por parte do vinhateiro,  Além disso  ele viu o serviço, feito pelos trabalhadores da última hora, foi feito com mais qualidade. A nossa recompensa no reino de Deus não será dada a quem trabalhou mais.  Deus nos julgará pela qualidade do serviço que praticarmos aqui na terra, pela sinceridade dos nossos atos. Exemplo: Não será mais importante quem der uma  grande quantia para a caridade , E sim pela dedicação, pelo amor que dedicarmos ao próximo. 


Muita Paz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Republica Socialista do Brasil só existe um Partido

  Na Republica Socialista do Brasil só existe um Partido. A hegemonia da esquerda no Brasil é tão grande que o eleitor acredita acredita no mito de que todos os políticos são iguais e que não existe esquerda e direita. É tudo igual que não faz diferença votar em um comunista e votar em um cristão.

O LINK FOI QUEBRADO ?

  Durante a pandemia houve uma sequência de manifestações em Brasillia. Algumas com a presença de Bolsonaro. E a partir de junho houve um distanciamento do Presidente da República do grupo de apoiadores que formavam uma base conservadora que esteve com ele desde antes da campanha política. Dizem que o Bolsonaro procura manter um ambiente de paz no seu Governo e por isso afasta-se de assuntos polemicos. Contudo, ao quebrar o link com os conservadores que o apoiaram abre espaço para uma divisão de votos em 2022. Basta existir candidatos conservadores na próximas eleições que haverá um distanciamento de Bolsonaro ? O sistema partidário no Brasil continua dominado pela esquerda e não existe nenhuma figura conservadora que possa chamar a atenção dos eleitores. O futuro continua limitado de opções políticas.

ORDEM E PROGRESSO E POSITIVISMO E RELATIVISMO

O filosofo do positivismo aponta a característica de sua filosfia e o seu inimigo na Cristandade.  " Em carta ao Dr. Audiffrent sustentava Comte que o Positivismo, à vista de seu caráter SEMPRE RELATIVO e de sua tendência essencialmente ALTRUÍSTA,  poderia inspirar ENTUSIASMO, jamais, porém, FANATISMO,  que seria peculiar ao agoísmo e absolutismo da teologia, onde o devotamento e a veneração se mesclam ao orgulho e vaidade inerentes às crenças indemonstráveis"  AUGUSTO COMTE: Lettres à Divers, t, I, première partie, pg.297, Paris, Fonds Typographique de L'Exécution Testamentaire d'Auguste Comte, 1902. Essa filosofia foi implantada na terra de Santa Cruz e influencia até hoje a vida de todos os brasileiros.