Pular para o conteúdo principal

Golpe histórico fracassado inspira símbolo de dia de protestos


de dia de protestos

Atualizado em  5 de novembro, 2013 - 16:30 (Brasília) 18:30 GMT
Máscaras de Fawkes usadas em protesto nas Filipinas nesta terça (AFP)
Máscaras de Guy Fawkes se tornaram onipresentes em protestos
Manifestações de rua foram convocadas em dezenas de cidades do mundo - inclusive brasileiras - nesta terça-feira, em celebração ao personagem histórico britânico Guy Fawkes.
Fawkes e outros revolucionários católicos foram condenados à morte após uma tentativa fracassada, em 5 de novembro de 1605, de explodir as Casas do Parlamento e tomar o poder na Inglaterra.
Desde então, o 5 de novembro passou a ser comemorado na Inglaterra com festas e fogueiras. Mas Fawkes inspirou, quatro séculos mais tarde, o quadrinista Alan Moore a criar o personagem V, um enigmático anarquista que luta para derrubar do poder um partido fascista fictício na Grã-Bretanha.
No começo do livro, V leva a cabo o plano original de Fawkes e explode as Casas do Parlamento.
O desenhista David Lloyd, responsável pelas ilustrações, criou a imagem original da máscara, popularizada em 2006 pelo filme V de Vingança.
Desde então, as máscaras foram incorporadas pelos manifestantes em protestos anticapitalistas, da Primavera Árabe ao Ocupe Wall Street e às manifestações de junho e julho no Brasil.
Em entrevista recente à BBC, Lloyd afirmou que "a máscara de Guy Fawkes tornou-se uma marca, um cartaz conveniente para ser usado em protestos contra a tirania".

Convocações

Grupos como Anonymous e Ocupe Wall Street convocaram protestos em diversos países nesta terça, como EUA, Filipinas e África do Sul.
Nas Filipinas, cerca de cem mascarados se reuniram diante do Parlamento em Manila, em protesto contra a corrupção e prometendo ataques de hackers contra sites do governo, informa a France Presse.
O evento foi batizado de Million Mask March (traduzida como Marcha Milhões de Máscaras pelo grupo Anonymous Brasil) e virou um dos tópicos mais comentados no Twitter.
No Brasil, o Anonymous convocou protestos contra corrupção em diversas cidades, como São Paulo (no Masp, a partir das 18h), Rio (na Candelária, a partir das 18h), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e municípios do interior paulista.
Grupos black blocs também devem se manifestar.

Leia mais sobre esse assunto

Tópicos relacionados


http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131105_protestos_terca_fawkes_pai.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igreja Catolica em Whitechapel

Igreja Catolica em Whitechapel  http://www.ccblondres.com/ http://www.rcdow.org.uk/underwoodroad/ Nos vitrais internos da Igreja existe a imagem da S anta Margarita de Alacoque que originou a devocao ao Sagrado Coracao de Jesus. O Sagrado Coracao de Jesus e o padroeiro de Londrina * ( * nao 'e a palavra certa por que nao estamos falando de um Santo pois se comemora a dovacao ao Sagrado Coracao de Jesus).  http://www.corazones.org/santos/margarita_maria_alacoque.htm http://www.devocionario.com/jesucristo/corazon_1.html ................................. Na Regiao proxima a Whitechapel existem mais de mais 167 predios religiosos catalogados. http://www.buildingexploratory.org.uk/projects/#religionplace http://www.buildingexploratory.org.uk/gallery/?gal=3

Na Republica Socialista do Brasil só existe um Partido

  Na Republica Socialista do Brasil só existe um Partido. A hegemonia da esquerda no Brasil é tão grande que o eleitor acredita acredita no mito de que todos os políticos são iguais e que não existe esquerda e direita. É tudo igual que não faz diferença votar em um comunista e votar em um cristão.

MANUAL DE DIREITO CIVIL DO MILITANTE DO GRANDE PARTIDO DA REPUBLICA SOCIALISTA DO BRASIL.

O Direito Brasileiro foi tomado pelas idéias de esquerda e grande parte da doutrina estabelecida trabalha para o Grande Partido. Muito triste ver a subversão do pensamento a idéias globalistas e ao projeto de esquerda.  Como os juristas deste pais deixaram que isso acontecesse sem uma reação a esta tendência ? A percepção de que não importa o que a lei diz, mas o que importa é a instrumentalização do direito.  É algo absurdo, que cria instabilidade nas relações jurídicas e torna o direito maleável a todo tipo de idéia e pensamento político. " uniformidade inteiramente homogênea é a condição fundamental para o totalitarismo".  Hannah Arendt